Visitantes pelo mundo

Contato/Aulas de Inglês

email: tadeuabranches@hotmail.com

(Aulas individuais ou em grupos)


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMO APRENDER INGLÊS NATURALMENTE


Se você quer aprender a falar uma língua diferente é necessário “pensar” nessa língua, sem tentar fazer uma tradução do português para o idioma.
E você diria:
“Mas isto é muito difícil”...

Talvez, mas pode ter certeza de que irá conseguir.
Para pensar na língua é preciso ter um vocabulário razoavelmente bom e também ser capaz de transformar as palavras em frases de um modo automático.
Tudo é uma questão de memória mecânica porque no momento que se tenta formar alguma lógica, toda naturalidade necessária para falar um idioma é perdida.
É por essa razão que você não deve fazer uma tradução direta de uma palavra em inglês para uma palavra em português.
 Você deve fazer exatamente o contrário, ou seja, associar a palavra inglesa diretamente à noção ou imagem do objeto correspondente. Isso significa que você não precisa ficar repetindo as palavras até decorar e sim tentar visualizar o objeto ou situação.
Por exemplo, se ouvir a palavra ‘chair’, não traduza diretamente como ‘cadeira’, mas tente imaginar uma cadeira na sua casa, ou alguma que você viu na loja, etc.
Desta forma, você vai associar diretamente o objeto com o seu significado em inglês.
Este é o primeiro passo, mas não o único a ser dado, uma vez que muitas coisas e situações você não irá conseguir vizualizar tão facilmente.
Você terá o vocabulário, mas ainda não saberá usá-lo.

Para falar inglês você precisa saber como construir as frases de acordo com as regras do idioma escolhido.
As regras de gramática devem vir de forma natural também. Sem esforço de reflexão.
É por essa razão que você precisa armazenar as regras gramaticais através de vários exemplos que tenham alguma relação com seu dia-a-dia e com sua realidade.
Uma vez tendo a palavra de vocabulário e sabendo a regra gramatical você pode arriscar-se a usar tudo isto em uma frase pequena.
 Por exemplo: ‘I like coffee’.
Você tem uma frase no Simple Present, com a estrutura subject + verb e a partir daí você pode usar esta frase com variações.
Por exemplo: ‘I like Coca-Cola’, ‘I like oranje juice’, etc.
E isso pode ser feito com muitas das palavras que você aprende com seu professor.
O resultado de tudo é que para aprender um novo idioma você precisa:

- Repetir frases diferentes na língua que está aprendendo.

- Repetir cada frase que fizer em voz alta para se acostumar com  a pronuncia e para que você adquira uma memória auditiva .

- Estudar um pouco todos os dias. É melhor estudar 15 minutos por dia do que 5 horas no sábado.

- No início não tente falar. Leia bastante em voz alta. Deixe que as frases fiquem fixadas na sua cabeça e um dia essas frases  surgirão com a maior naturalidade e você automaticamente irá falar.

 - Releia os textos que seu professor estudou com você durante as aulas e cheque que o vocabulário esteja memorizado e que se lembra de cada estrutura gramatical que aprendeu.

- Nunca deixe uma dúvida para trás. Pergunte ao seu professor sempre. Mesmo que ele já tenha explicado isto antes. Ele irá te explicar, 01, 10, 20, 30 ou quantas vezes for necessário.

- Escolha um professor que GOSTE de dar aulas e não um professor que FALE BEM inglês.
NEM SEMPRE SABER SIGNIFICA SABER ENSINAR.


E para finalizar, lembre-se sempre que o estudo de uma língua estrangeira deve ser feito através do registro mecânico para criar associações e que mais tarde se trasformarão automaticamente em frases mais complexas e elaboradas.
O que parece difícil no início ficará mais fácil com o passar dos meses e você verá o quanto é divertido aprender um novo idioma.

Um comentário:

  1. Excellent Tadeu! I agree. I am sure, you love to teach.
    Elaine

    ResponderExcluir