Visitantes pelo mundo

Contato/Aulas de Inglês

email: tadeuabranches@hotmail.com

(Aulas individuais ou em grupos)


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vale a pena viajar para aprender inglês?



Freqüentemente alunos e pessoas me perguntam se é necessário viajar para outro país para aprender inglês, ou se ajuda no aprendizado.
Eu acho que na verdade, existem vários aspectos a serem analisados.
E as perguntas precisam ser respondidas individualmente...

-É possível aprender sem viajar?
- Sim.
O que importa quando se decide aprender qualquer coisa é a força de vontade, a persistência, o estudo. Dedicação, atenção durante as aulas, prática de exercícios, tudo conta.

- Viajar ajuda no aprendizado?:
- Sim.
Na minha opinião ajuda mais quando um aluno já tem algum nível da língua. Se você está no nível Intermediário poderá aproveitar melhor.
O ideal seria chegar ao nível Avançado e daí sim partir para uma viagem. Todo o foco seria empregado no aprendizado de sotaques da língua, expressões, treino do ouvido, etc.

-Só vou aprender se viajar?:
- Não.
Me formei no Brasil, como Tradutor e Intérprete, estudei anos e anos de inglês e somente quando terminei a faculdade é que fui viajar. Já falava inglês e queria aprimorar.
Daí fui morar na Inglaterra.
No momento em que cheguei me matriculei em duas escolas. Estudava 2 horas em cada uma e daí saía em busca de tudo que pudesse me ajudar no aprendizado.
O simples fato de você estar em um outro país não significa que irá aprender, da mesma forma que ouvir muito um cd de piano, violão ou qualquer outro instrumento não vai fazer você sair tocando.
Não se iluda ao achar que só de estar em determinado país vá fazer com que você fale a língua.

A primeira coisa a se fazer, ainda no seu país é obter o máximo de informações sobre o lugar que você deseja visitar.
Aprenda sobre a cultura, a comida, os hábitos das pessoas, a política, o clima, a música, as roupas... Enfim, estude muito o país e veja se é o local certo pra você.
Por exemplo, a Inglaterra: chove muito, o céu é cinzento a maior parte do ano e é muito, muito frio. Então se você ‘ama’ o sol e o calor, este não será o lugar pra você.
Os ingleses falam baixo, não tem o hábito de se tocar tanto, a comida é menos temperada. Eles não fazem amizade na rua, no barzinho, na praia, no supermercado como fazemos no Brasil, mas isso não significa que sejam frios como as pessoas costumam comentar.
Os ingleses são simplesmente muito educados e um pouco mais reservados, mas se você tiver paciência, aprender a língua e se adaptar à cultura local, pode ter certeza de que fará grandes amigos.
Lembre-se de que você não será um turista e sim um estudante.
O encanto de estar em um local novo, dura no máximo 1 mês. À partir daí, vira rotina.
Onde quer que você esteja, tudo acaba sendo ‘normal’: o Big Ben, a Estátua da Liberdade, o Coliseu, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, etc... Você passará por estes locais todos os dias e no final nem vai reparar que estão lá.
Pense que você terá que morar pelo menos 6 meses no local, verá os mesmos monumentos, as mesmas ruas, terá que andar de ônibus, cozinhar, limpar a casa, ou seja, tudo exatamente como você faz no seu dia a dia. Só que ouvindo outra língua e estando em outro local.
Você estará longe de sua família, terá que se virar se ficar doente, terá que lidar com o dinheiro que você tem, terá que fazer amigos novos, procurar um dentista, passar frio, não poderá comer a comida do seu país e um monte de outras coisas que você terá que lidar.
Mas, só tem coisa ruim?
NÃO!!!!!!!!!!!!! De forma alguma...
Se tudo isso não te deixar com receio, então você irá adorar!!!
Muitas coisas novas, muitas pessoas diferentes, muitos eventos culturais, comidas típicas, música, revistas, muitas, muitas coisas.
Na verdade, é uma experiência maravilhosa desde que seja feita com consciência, de maneira legal e com responsabilidade.
O aprender a língua no final é apenas o grande bônus, porque você pode perder tudo na vida, mas a experiência e vivência que você irá adquirir, nunca irá desaparecer de sua vida.
Como conselho final eu diria: aprenda inglês antes de viajar, estude, aproveite cada minuto de sua aula. Pergunte tudo ao professor, anote, pesquise, ouça músicas, assista a filmes e seriados, leia, faça exercícios.
Tudo isto irá te ajudar muito quando você pisar no país dos seus sonhos!!!!

Um comentário:

  1. Tadeu, muito bom o blog, realmente tudo o que você comentava pra mim na aula.
    Espero arrumar as coisas e achar um tempo livre pra voltar a ter essa ótima aula contigo.

    Abração Tadeu, e muita sorte nesse blog.

    ResponderExcluir