Visitantes pelo mundo

Contato/Aulas de Inglês

email: tadeuabranches@hotmail.com

(Aulas individuais ou em grupos)


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

É preciso falhar para conseguir sucesso!!!

Tudo se baseia no princípio de que para se ter sucesso, é necessário falhar. O sucesso é diretamente proporcional a quantidade de falhas. As pessoas que conseguiram as coisas, na verdade são as que mais falharam.

Isto vem desde os primórdios. Podemos dizer que a humanidade chegou até o estado que se encontra atualmente graças a este princípio. Tudo foi desenvolvido em cima da tentativa e erro. Pense, para um índio descobrir que determinada planta tem efeitos medicinais, quantas plantas sem efeito algum ou até mesmo venenosas foram experimentadas? Para descobrir como fazer fogo, quantas tentativas que não deram certo houveram? Quantas vezes os irmãos Wright falharam tentando criar uma máquina capaz de voar?

Pelé marcou 1284 gols, mas quantos ele errou? Ele jogou 1375 partidas, sua média de sucesso é inferior a 1 gol por jogo. E mesmo assim ele é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Ayrton Senna venceu 3 campeonatos de Fórmula 1, mas perdeu outros 7. Venceu 41 corridas, mas perdeu 121.

Michael Jordan errou mais de 9000 arremessos e perdeu mais de 300 jogos em sua carreira. Mas no fim é considerado um dos maiores jogadores de basquete da história.

Apesar da idéia parecer tão óbvia, a sociedade chegou em um ponto onde as falhas são condenadas e ridicularizadas, desenvolvendo nas pessoas um medo muito grande por elas, deixando-as sempre na zona de conforto.

Ao ver uma pessoa que sabe cantar, é muito comum o comentário:
“Nossa, que talento natural para canto essa pessoa tem!”.
Isso acontece também no aprendizado de línguas estrangeiras, é dito que certas pessoas tem facilidade para aprender idiomas, sendo que na verdade qualquer um pode fazê-lo.

A fobia pelas falhas também tem relação com a crença de que as crianças aprendem mais rápido. O fato é a que criança ainda não foi completamente influenciada por esse medo. Tentativa e erro é uma característica natural do ser humano, foi essa característica que nos trouxe até aqui, logo, todas as crianças possuem.

Quando alguém é bom em determinada área, as pessoas costumam olhar apenas para o resultado final ao invés de analizar todo o processo que levou esse alguém ao sucesso. Esse processo quase sempre está ligado ao número de falhas. A quantidade de falhas é diretamente proporcional ao sucesso.

Mas o que é falhar?
Falhar significa tentar fazer aquilo que está além da sua capacidade atual. Permanecer na zona de pânico, rodeado pelo desconhecido. As pessoas costumam ter medo disso, enxergam esse tipo de falha como algo pior do que ela realmente é. A boa notícia é que a grande maioria das falhas são na verdade inofensivas. Poucos são os casos onde falhar pode colocar dinheiro ou vidas em risco.

Com isso, vamos às conclusões:

    * Falhar é bom.
    * Você deve falhar.
    * Você deve buscar situações onde possa falhar.
    * Quem não falha não desenvolve habilidades de alto nível.
    * Se alguém é bom em algo, essa pessoa falhou muito.
    * Divirta-se com a zona de pânico.

APRENDER UM IDIOMA É PASSAR HORAS E MAIS HORAS FALHANDO.

(Fonte: adaptado de um texto de Language freaks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário