Visitantes pelo mundo

Contato/Aulas de Inglês

email: tadeuabranches@hotmail.com

(Aulas individuais ou em grupos)


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os reis falavam inglês?


Hoje o inglês é o segundo idioma  mais falado no mundo, mas houve um tempo em que nem mesmo os reis ingleses o dominavam.
Isso mesmo.
Grandes nomes da realeza britânica, como Henrique I, Henrique II e Ricardo Coração de Leão, só sabiam se comunicar em francês.

A confusão idiomática teve início em 1066, quando o duque da Normandia, Guilherme, o Conquistador, venceu a Batalha de Hastings contra o exército anglo-saxão.
Começava o domínio da região do norte da França sobre a Inglaterra – e também a rivalidade que existe até hoje entre ingleses e franceses.

A partir daí, por 300 anos o francês foi a língua da corte e da aristocracia britânica. O inglês foi relegado às ruas e só se tornou língua oficial em 1362, já no fim da Idade Média.

Além de não falarem inglês, os reis da Inglaterra, durante a dominação normanda, eram vassalos da realeza francesa – afinal, a Normandia era uma província da França.
O rei Henrique II (1154-1189), porém, ao se casar com Leonor da Aquitânia (Aquitânia era outra província francesa), chegou a possuir mais territórios na França que o rei francês Luís VII (1137-1180).

Embora não pudesse ser compreendido pelos súditos, Guilherme, o Conquistador, que reinou até 1087, introduziu com mão-de-ferro grandes mudanças em terras britânicas. Até então, o modo de produção baseava-se na agricultura de subsistência.
Em seu reinado, o feudalismo e a administração centralizada levaram a Inglaterra ao desenvolvimento econômico.

(Fonte: Elisa Almeida França/Aventuras na história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário