Visitantes pelo mundo

Contato/Aulas de Inglês

email: tadeuabranches@hotmail.com

(Aulas individuais ou em grupos)


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Qual a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra?

Essa confusão é muito comum. Os três nomes se referem mais ou menos à mesma região do globo.

A Grã-Bretanha é uma divisão geográfica, o nome da ilha onde fica a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, a maior ilha do arquipélago britânico.

Já Reino Unido é uma divisão política. O nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Ele engloba todos os países da nevoenta Ilha da Grã-Bretanha e mais a Irlanda do Norte. O restante da Irlanda constitui um país independente.

A Inglaterra é só parte do Reino Unido.

O governo que rege a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte é uma democracia parlamentar monárquica.
A Inglaterra, o mais conhecido de todos, é o maior país do Reino Unido.
Mas tome cuidado para não ferir susceptibilidades. Nada irrita mais um escocês do que ser chamado de "inglês". Eles fazem questão absoluta de manter as diferenças.

Diferença entre os termos usados para definir regiões próximas:

Grã-Bretanha é o nome da maior das ilhas do arquipélago britânico, formada por três países.
O Reino Unido é a soma dos países da Grã-Bretanha com a Irlanda do Norte.
A Inglaterra é o maior país do Reino Unido e ocupa mais da metade da ilha.

(Fonte: Supermundo)

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), mais conhecido como Reino Unido, ou pela sigla em inglês UK, é um país insular soberano localizado na costa noroeste da Europa continental.
O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas ilhas pequenas.
A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, sendo a mesma com a República da Irlanda. Fora essa fronteira terrestre, o Reino Unido é cercado pelo Oceano Atlântico, o Mar do Norte, o Canal da Mancha e o Mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Eurotúnel.

O Reino Unido é uma união de quatro nações constituintes: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.
O Reino Unido é governado por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, a capital, e é uma monarquia constitucional com a rainha Elisabeth II sendo a chefe de Estado.
As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man, formalmente possessões da Coroa, não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.
O Reino Unido tem quatorze territórios ultramarinos, todos remanescentes do Império Britânico, que no seu ápice, possuía quase um quarto da superfície terrestre mundial, fazendo desse o maior império da história. Como resultado do império, a influência britânica pode ser vista na língua, cultura e sistemas judiciários de muitas de suas ex-colônias como o Canadá, Austrália, Índia e os Estados Unidos. A rainha Elizabeth II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada uma das monarquias na Commonwealth.

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPP) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX, mas o custo econômico de duas guerras mundiais e o declínio de seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos assuntos globais.
O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência económica, cultural, militar e política e é uma potência nuclear, com o segundo ou terceiro (dependendo do método de cálculo) maior gasto em defesa do mundo.
É um Estado membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e é membro do G8, OTAN, OMC e da Comunidade das Nações.

(Fonte: Wikipedia)

Um comentário: